Sites Grátis no Comunidades.net

 CEBERSOL - BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


SUMÁRIO

Este trabalho é fruto de estudos e pesquisas desenvolvidos desde 2002 na busca de soluções definitivas para um problema crítico que ha muito assola o mundo: O DESTINO DO LIXO URBANO (RSU) E OUTROS RESÍDUOS.


Pensando em contribuir para pelo menos minimizar seus efeitos, após muitas pesquisas, foi percebido que a solução fazia parte de nosso conhecimento milhares de anos, porém, diante de algumas condições socioeconômicas por longos anos, havia descoberto que alguns impencílios não a permitiam de funcionar.


O primeiro foi um fator tecnológico. O lixo urbano para se tornar menos prejudicial ao meio ambiente precisa estar isento de materiais inorgânicos como plásticos, metais, vidros entre outros e a cultura do nosso povo brasileiro ainda está muito aquém de aceitar a seletividade na sua origem. Sendo assim, foi desenvolvido um equipamento que promoveria esta separação em meio aquoso. Este, um sistema patenteado, terá como sua principal função efetuar por meio de densidade uma pré-separação dos materiais inorgânicos e orgânicos. Também proporcionará aos trabalhadores uma menor contaminação em seu manuseio e no contato direto com os resíduos. Trata-se de um sistema ecologicamente correto, pois não irá descartar a água utilizada no processo, reaproveitando-a no sistema.


Depois de resolvido um dos maiores percalços para o funcionamento do sistema, foi percebido que a próxima conquista estaria relacionada ao campo politico. Após alguns anos de lutas constantes, foi conquistado junto à secretaria de meio ambiente do estado do Rio de janeiro um parecer que pode atestar que trata-se de um projeto de excelente viabilidade e sustentabilidade. 


SUMÁRIO CEBERSOL


O projeto beneficiará LIXO URBANO, LIXO HOSPITALAR, LIXO DE CONSTRUÇÃO CIVIL e RESÍDUOS DE MADEIRAS (PODAS DE ÁRVORES, SERRAGENS ETC).


As unidades de beneficiamento nomeadas de CEBERSOL - CENTRAL DE BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS terão capacidades de tratar entre 300 e 500 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, 150 kg por dia de Resíduos de Saúde (RSS), Resíduos da Construção Civil (RCC/RCD), Resíduos de Madeiras (Podas de arvores e outros).


No tratamento do RSU, os recicláveis como plásticos, vidros, papeis, metais, alumínios serão encaminhados a uma linha de processo na própria unidade que os converterá em matéria prima a ser comercializada no mercado. Levando em consideração o estudo previamente feito, podemos dizer que comercializaremos MATÉRIA PRIMA a preço de LIXO.


A matéria orgânica segregada do lixo, em processo de biodigestão anaeróbia, será responsável pela autossuficiência energética do complexo, gerando a possibilidade de comercialização de seu excedente.


Oriundos deste processo serão gerados dois subprodutos de excelente colocação no mercado. Um seria o COMPOSTO ORGÂNICO, produto de excelente qualidade, pois estará isento de contaminantes. O outro seria o BIOFERTILIZANTE LÍQUIDO, conhecido como Chorume só que isento de contaminação devido ao processo de biodigestão. Adiantando que esta substância quando não gerada nos aterros sanitários ou lixões, tem excelentes propriedades de fertilizante podendo ser usado como complemento fértil do solo.


Já no tratamento do RSS, um sistema de gaseificação será o responsável pela transformação deste material em uma areia inerte que poderá ser utilizada na composição de argamassa, tijolos, base de solo entre outros de alto valor mercadológico.


Os resíduos oriundos de podas de árvores darão origem a um material denominado BRIQUETE. São pequenas toras de madeiras com alto poder calorifico que vai evitar o desmatamento para confecção de carvão e alimentar altos fornos na área de siderurgia, empresas que utilizam fornos como fonte de calor entre outros.


Para o material retirado do lixo que ainda possa não ter uma destinação correta, sofrerá o mesmo um processo denominado COMPOSITAGEM. O compósito é um material formado por dois ou mais materiais, onde um terá a propriedade de aglutinante e o outro de avolumador. O compósito poderá originar artefatos como cadeira, bancos, postes, travessões ou qualquer outro que possa atingir nichos de mercado. Em alguns caso poderá tranquilamente substituir caibros, longarinas, pois sua propriedade pode em muitos casos ter mais rigidez que o aço.


A luta para a conquista de um meio ambiente melhor nem sempre é de fácil acesso. A perseverança pode permitir manter distante o fracasso daqueles que a qualquer dificuldade, tende a desistir.